As lentes coloridas do café

Encontrei um café fantástico à porta de casa.
Quando digo café, é a bebida, mesmo.
Depois de mudar de donos, o pequeno café ao pé da minha casa usa uma marca de café, desconhecida de muitos - eu desconhecia completamente - que é absolutamente delicioso!
Quem aprecia café, certamente compreende: uma bebida quente, em pequena quantidade, encorpada, intensa, cremosa; bebe-se numa daquelas chávenas alongadas e depois solta-se um ah interior. Simplesmente delicioso!
Neste mesmo dia em que me delicio com o aroma e sabor deste café fabuloso, um casal sentado na mesa ao lado sai-se com um "olhe que o café está queimado!"

Olhei-os espantada. O café não estava queimado! Aquele café É delicioso! Estava muito bem tirado, cremoso, ligeiramente amargo e tinha a temparatura certa, para não queimar a boca (como quando ficamos três dias com a língua a doer); o suficiente para sentirmos aquele conforto pelo corpo todo.
Delicadamente, a dona do estabelecimento ofereceu-se de imediato "eu tiro já outro". O casal bebeu o segundo café, sem um comentário.
Depois, fiquei a ponderar sobre as lentes coloridas que usamos nos nossos sentidos. Eu vi um café com uma cor maravilhosa; depois, o aroma era inebriante; o paladar veio mostrar que este conjunto é imbatível para o prazer de beber um café. A própria chávena, estreita e alta, é um bónus para os meus olhos.
Todos os sentidos concentrados numa coisa tão simples e tão importante, naquele momento: há muito que não bebia um café assim!
As lentes daquele casal não eram as mesmas que as minhas. O casal não mastigou aquele café!
É verdade, eu mastigo o café. Perguntam-me muitas vezes "o que é que estás a fazer com o café na boca?"... "ora, a mastigá-lo!". Com o seu travo selvagem e rico, o mesmo café foi visto por outras lentes que não as minhas - estava queimado.
Percebi, pela postura, que aquele casal tinha postas as lentes da pressa, do "tenho de ir para o emprego e já são horas", as lentes do "quero uma bica" e as minhas lentes eram definitivamente outras.
Enfim, cada qual tem o seu gosto, as suas lentes. Respirei fundo e enviei à dona do café um olhar de compreensão.

E não resisto a fazer publicidade, absolutamente gratuita, sem comissões incluídas, garanto!
A marca do café é mesmo a da foto que está aqui publicada.
O site: www.caffecel.com

Que boa ideia que tiveram ao trazer este pequeno prazer para perto da minha casa!