O sucesso

O que é o sucesso?
O que é o fracasso?

São duas questões daquelas que pairam no ar, sempre sobre as nossas cabeças. Têm a ver com o julgamento que fazemos dos outros, de nós, da vida.
Tudo à nossa volta nos puxa para "acharmos qualquer coisas sobre a vida de alguém". Farta de fofocas estou eu!
Vejo diariamente as conversas à volta da mesa do café, em que se fala, não de nós, do que sentimos, dos nossos planos ou simplesmente, ficarmos numa postura de escuta do outro. Fala-se da vida DOS OUTROS!!
Pois que caramba! Logo eu que sou mulher, vejo tantas mulheres fazer isto! E não entro nessa. Claro que isso me isola, porque eu "não sei de nada", "nunca sei de nada", "não faço a menor ideia do que se passa com fulano ou beltrana"... resumindo. Cada um tem a sua vida e é responsável por ela!

Ouvir falar das pessoas, de cujas vidas pouco ou nada sabemos, com a sapiência da fofoca é execrável. Daí que, cada vez mais, vejo as pessoas à minha volta fechar-se em copas, porque, realmente, comigo, nestes termos, não dá para conversar.
Tenho a minha vida para gerir, não me interessa a vida dos outros, contada por terceiros. Se cada um quiser realmente desabafar sobre si, estou lá para ouvir.

Por isso, olharmos para a imagem forjada de uma vida de sucesso ou fracasso, assim, vista de fora, é como se estivéssemos a ler o 24 Horas, onde (quase*) tudo é mentira e fachada.

*quase, que é para o caso de lá no meio de tanta porcaria, haver alguma coisa de jeito.