rabo virado para a lua


Não faço ideia onde está a lua, não a vejo - confesso que nem espreitei o céu- mas hoje acordei de rabo virado para a lua.
Diz o povo que isto significa ter sorte "aquela mulher nasceu com o rabo virado para a lua", e eu hoje acordei assim.
Não sei se é sinónimo de sorte.
Acordei cedo e vi que está um dia ensolarado, senti que me dói a cabeça, vi a minha camisola cor de laranja, que me esqueci de tirar antes de adormecer, bebi um chá de cidreira e fumei um cigarro.
Perseguida pela casa toda pelo gato, movimentei-me em silêncio.
E ele atrás de mim.
Lembrei-me que hoje tenho um texto para decorar e uma personagem para desempenhar. Fui buscar a peça.
A Gaivota de Anton Tchecov.
Hoje, tenho de ser Polina.
Hoje, senti que acordei com o rabo virado para a lua.

[Foto de Ricardo Magalhães]